Metodologia de Trabalho

São elas:

1. Briefing preliminar para orçamento
2. Apresentação da Proposta
3. Briefing detalhado para execução
4. Plano de Ação
5. Estruturação das informações
6. Apresentação do layout do site
7. Produção de textos
8. Produção de fotos e vídeos
9. Implementação
10. Publicação

1 - Briefing preliminar
Levantamento de informações gerais sobre o cliente e sobre alguns concorrentes e seus respectivos sites. Elaboração de uma linha de ação adequada ao perfil do cliente e ao seu público, de forma a orientar a execução desta proposta. Principais informações:

  • Público-alvo
  • Objetivos
  • Imagem
  • Concorrência

2 – Proposta
Quantificação do volume de trabalho e contatos com fornecedores e parceiros envolvidos, para definição de um escopo básico que permita a montagem dos custos. Nesta fase, há necessidade de uma análise superficial do projeto, suas demandas e objetivos para que os valores não se distanciem da realidade, embora possa haver necessidade de adequações. Nesta fase, há que se montar um roteiro de páginas, que será a base para o mapa definitivo do site a ser montado na fase de estrutura ou arquitetura das informações.

3 – Briefing detalhado
Realização de uma reunião com os profissionais responsáveis, para que sejam passadas todas as informações possíveis e que validarão ou modificarão o roteiro de paginas apresentado, de acordo com as expectativas do cliente em relação ao projeto. Dependendo do porte do cliente e do volume de conteúdo do site, podem ser necessárias duas ou mais reuniões. Trata-se de uma fase importantíssima já que todos os detalhes deverão ser vistos e revistos, tanto de elaboração e criação do layout e conteúdo do site, como também, questões relacionadas a agendas de serviços relacionados, como produção de fotos e vídeos. Fotógrafos e produtores podem participar dessas reuniões para combinações necessárias à execução do trabalho. Roteiro para coleta de informações:

  • Segmentação do público alvo
  • Detalhamento do objetivo – promoção, venda, suporte, informação, etc.
  • Perfil do negócio – tradicional, moderno, arrojado
  • Identificação dos pontos fortes e fracos do negócio
  • Descrição dos produtos
  • Objetivo do usuário ao visitar o site
  • Identificação de conteúdo e material disponível
  • Periodicidade de atualização
  • Definição das principais funcionalidades e recursos
  • Definição dos profissionais da empresa responsáveis pela assessoria ao projeto
  • Definição de sites de referência
  • Entre outros


4 - Plano de Ação
Elaboração de um plano de ação para nortear o desenvolvimento do trabalho, com definição do tempo gasto para cada fase. O plano de ação é considerado uma fase importante que garantirá produtividade e cumprimento dos prazos e, inclusive, pode determinar adequações na proposta apresentada, já que é montado após o briefing detalhado e, nesta fase, podem surgir dados e informações que interfiram nos serviços listados na proposta inicial.

5 - Estruturação das informações
Organização das informações de acordo com critérios a serem definidos juntamente com o cliente, de acordo com o grau de importância dos conteúdos a serem inseridos. Esta é a fase da montagem do mapa do site que definirá inclusive o volume de trabalho a ser desenvolvido. As chamadas, destaques e banners da página principal são definidos bem como os títulos das páginas, com definição de menus e sub menus. Esta organização se baseia em uma categorização de todo o conteúdo que será inserido, já utilizando princípios
de SEO (Search Engine Optimization) – otimização das páginas do site para serem interpretadas pelas ferramentas de busca e apresentadas nas primeiras posições. A estrutura ou arquitetura da informação é de fundamental importância, pois determinará a funcionalidade do site orientando como o usuário encontrará o que procura.

6 - Layout do site
Apresentação de uma lâmina impressa da página principal e de mais 3 páginas internas, para aprovação do novo layout. Se o conteúdo for dividido em seções com páginas internas de abertura, elas serão também apresentadas com seus respectivos elementos de identificação como fotos, títulos, ícones, mascotes, etc.

Os aspectos visuais do site são tão importantes quanto a sua estrutura e serão criadas páginas atraentes e leves, de forma a manter o usuário interessado em visitar todas as páginas e a voltar com frequência.

7 - Produção de textos
Os textos poderão ser fornecidos pelo cliente ou produzidos pela TOTEM a partir da definição da natureza dos mesmos: descritivos, informativos ou jornalísticos, mediante orçamento específico.

8 - Produção de fotos e vídeos
São apresentados orçamentos separados para produção de fotos e vídeos, se necessários.
Obs.: fotos e vídeos conceituais (não específicos) podem também ser adquiridos em bancos de imagens e vídeos, o que pode ser definido na fase do briefing detalhado.

9 - Implementação
A implementação consiste em transformar todo o conteúdo produzido e coletado (textos, fotos, imagens, vídeos, etc.) em linguagem eletrônica. O site começa a “funcionar” e nessa fase é realizada uma apresentação prévia para o cliente antes de todo o conteúdo ser inserido. Nesta fase verifica-se a coerência do layout das lâminas impressas com as páginas eletrônicas, realizam-se testes de usabilidade e de navegação, bem como adequações necessárias em função de possíveis falhas que podem ocorrer. O cliente interage com os profissionais da TOTEM para validar a fase de implementação antes da finalização.

10 – Publicação
Após a validação da implementação todo o restante do conteúdo é inserido. É feita uma revisão final pela TOTEM e pelo cliente com novos testes de navegação, de formulários e dos demais recursos implementados. Mediante autorização do cliente o site será publicado em seu endereço definitivo e a divulgação poderá ser realizada.