Significado

Dentre os mais de 40 nomes a escolher, figurava-se TOTEM. Foi pensado como os outros – em um instante qualquer, em um lugar qualquer. Foi um dos últimos da lista e passou a fazer parte dela sem grandes pretensões… Integrou-a por atributos não tanto competitivos: língua de origem (nomes em português), tamanho da palavra (nomes pequenos), sonoridade…
A ideia pré-concebida, porém, parecia antecipar um diferencial a esse nome, já se destacando dos demais como a solicitar um outro olhar. “Destaque”, “altura”, “evidência” eram ideias remetentes, interessantes a se considerar para a incipiente empresa de comunicação. Aspectos implícitos no nome a sugerir resultados para os futuros clientes…
Com o início da pesquisa de significado, no entanto, a palavra desvencilha-se de qualquer cerimônia e vai dos últimos lugares para o primeiro, já assumindo sua condição de nome. É a vez dos conceitos reforçarem a escolha. Objetivo e subjetivo se misturam em surpreendentes descobertas que delineam a certeza da decisão. “Símbolo”, “força espiritual”, “energia positiva”, “formas geométricas”, “imagens”, “humano”, “divino”, “etiqueta”, “desenho”, “brasão”…
Como um golpe de misericórdia nos nomes concorrentes, deixando-os a anos luz de distância da possibilidade de continuarem concorrendo, surge o conceito final “identidade da família a qual pertence” e define:
TOTEM é o nome apropriado para uma empresa que pretende criar soluções únicas para cada cliente, de modo a transmitir os valores nos quais os mesmos se sustentam. E surge, também, o lema da nova empresa:
“SOLUÇÕES PARA TRANSMITIR VALORES”.


SIGNIFICADO*
O Totem é um símbolo venerado por um clã ou uma tribo – uma celebração de força espiritual de energia positiva - através da composição de esculturas de máscaras rústicas com formas geométricas diversas: triangulares, cilíndricas, quadradas. Uma coluna de imagens que mescla animais com aparência de gente e gente com feições de animais. São figuras fortes do humano e do divino com semblantes que permeiam de temerosos a apaziguadores – características reverenciadas pela religiosidade humana.
Por definição religiosa podemos afirmar que Totem é uma etiqueta coletiva tribal, que tem um caráter religioso. É em relação a ele que as coisas são classificadas em sagradas ou profanas.
Segundo Schoolcraft**, analisando os termos dos totens tribais da América do Norte, “o totem, diz ele, é na verdade um desenho que corresponde aos emblemas heráldicos das nações civilizadas e que cada pessoa é autorizada a portar como prova da identidade da família à qual pertence. É o que demonstra a etimologia verdadeira da palavra, derivada de ‘dodaim’, que significa aldeia ou residência de um grupo familiar“.
Totem é uma palavra dos Peles Vermelhas e designa simplesmente o “Brasão” ou as “Armas” que a família traz. O “Brasão” era pintado ou cravado na maioria dos objetos usados pelo proprietário.
As famílias dos Peles Vermelhas da América mandavam esculpir os seus Totens, quando podiam. Geralmente, eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. O “Brasão” ficava no elmo e em geral era um animal selvagem, ave ou peixe. Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que velava por eles e os protegia.


*Texto adaptado
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Totem
http://www.ceramicanorio.com/valeapenaconhecer/totensamericoazzevedo/totensamericoazzevedo.html
**Henry Rowe Schoolcraft (28 de março, 1793 – 10 de dezembro de 1864). Geógrafo, geólogo e etnólogo americano reconhecido por seus estudos sobre culturas americanas nativas.