Marca - Kintsu

Origem do nome

kintsukuroi

"a arte de consertar cerâmica com ouro e laca e compreender que a peça é mais bela por ter sido quebrada"
Na cultura japonesa, as peças de cerâmica quebradas que são reparadas por meio da técnica Kintsukuroi, utilizando uma mistura de laca e pó de ouro, tornam-se mais valiosas que as que estão intactas. Isso porque sua estética trabalha mais com questões de transitoriedade e impermanência do que com a beleza em si.

O Nome

kintsu

Ao escolher o nome "KINTSU" para uma empresa da área de mineração e meio ambiente, queremos fazer uma associação ao conceito de conservação e valorização inerente à técnica de restauração milenar que transforma objetos danificados em obras de arte únicas e valiosas. Assim, a atividade que precisa cortar ou "quebrar" a terra para extração dos minerais deve representar o ganho salutar das transformações, com a preocupação de recompor o meio ambiente e trazer os ganhos incomensuráveis do progresso e tecnologia.

A Marca

A ideia associada à imagem da marca é a do planeta Terra restaurado pela técnica kintsukuroi com reparos de ouro e, portanto, mais valioso que em sua forma original, ou seja, antes da civilização. O encaixe, formando a letra K pode também lembrar um veio de minério ou um entalhe, os cortes necessários necessários à extração,

A "restauração" da Terra está, por sua vez, associada à busca de condutas que coloquem a civilização em um ritmo de evolução com práticas salutares não de sobrevivência, mas de valorização dos recursos e dos habitantes do planeta. O sonho de um mundo melhor, mesmo a partir de uma realidade alarmante, é possível.