Caminhos para a Felicidade - Texto I


Caminhos para a Felicidade

Roberto Ribeiro de Moura/Psicólogo Clínico e Hospitalar - Goiânia

 

Olá amigos e Leitores, faz algum tempo que alguns pacientes tem me inspirado a escrever sobre este assunto tanto almejado e desejado pela humanidade hoje e sempre, a real busca da FELICIDADE.

A partir desta inspiração, resolvi contribuir escrevendo alguns textos com o objetivo de ajudar você a compreender a natureza da FELICIDADE.

Muito mais que isso, pretende ajudar-vos a serem mais felizes através de alguns exercícios diários.

Mais só a Leitura (como em qualquer outro texto), provavelmente, não fará com que isso aconteça. Não acredito que existam atalhos para uma mudança significativa e, para que estes textos tenham impacto em sua vida, têm de tratá-lo como um caderno de exercícios. O Trabalho deve incluir tanto a reflexão como a ação. Quanto mais tempo investirem nestes exercícios em suas realizações, maiores serão as probabilidades de se beneficiarem com os textos.

No Hospital tive a experiência de acompanhar dentro do Projeto de Humanização os Grupos de Alegria que levam felicidade através de sorrisos, músicas e piadas para os pacientes. E dentro deste contexto, sempre me perguntando qual a intensidade e a duração dos efeitos destas atividades no paciente? Como elaborar atuações para que possam estabelecer uma felicidade mais duradoura, ou seja, manter este estado de sentir bem durante o decorrer do dia. Não só a pacientes internados no Hospital que já se encontram no estado de ansiedade, depressão e etc..., mais também para as pessoas que passam por dificuldades na vida de qualquer ordem sendo estas emocionais ou não. A partir destas reflexões, busquei um estudo mais aprofundado sobre o assunto para buscar algumas respostas. Como gerar uma FELICIDADE duradoura e como encontrar significado, prazer, pensamentos positivos e propósito no que fazemos?

Por gerar polêmica e ser abrangente, a palavra FELICIDADE será trocada pelo termo Bem-Estar que significa ficar bem na vida, sentir-se pleno de alegrias e satisfação.

As pessoas felizes que refletem em sua vida esse significado: são mais saudáveis, mais cordiais, mais inteligentes, mais trabalhadoras, mais ativas.

Uma pessoa deprimida tem uma saúde sempre mais complicada: doenças autoimunes, alergias, doenças crônicas. Aquele que é mais feliz, por sua vez, tem boa imunidade, pratica esportes, é mais ativo no trabalho, ganha promoções, executa melhor as tarefas e tem melhores relacionamentos. O deprimido não preenche tais requisitos com tamanha facilidade. Ele não consegue ver o mundo com um olhar mais otimista.

E, por isso, se torna mais difícil.

Felizmente, quero mostrar para vocês uma solução! Você pode aprender a ser mais otimista por meio de um bom treino. Várias pesquisas mostram que este treino dá certo. Mais como eu disse anteriormente é necessário praticar todos os dias para aprender a fazer espontaneamente.

São dicas simples que podem mudar para melhor seu jeito de viver. No princípio estes exercícios que postarei no decorrer das semanas, tudo pode parecer difícil, mais não desista, vá treinando devagarinho.

Pensar em Bem-Estar, em sentimentos positivos, fazendo exercícios de gratidão, diários, ao buscar atingir as nossas experiências máximas, estaremos treinando e adquirindo bem-estar. O cérebro é como um músculo que quanto mais usado, mais reforçamos e fortalecemos memórias, sentimentos, sensações, portanto ao pensar em bem-estar, treina-se bem-estar.

Como dizia Aristóteles: “Perfeição não é um ato, mas um hábito...somos aquilo que fazemos repetidamente...”.

Treine bastante, e isso se tornará um hábito.

Você já imaginou um copo de água pela metade?

Os otimistas dirão:

-Veja que bacana, ainda temos meio copo de água!

Os pessimistas blasfemarão:

-Oh! Deus! Só me resta meio copo de água, o que será de mim?

Assim, podemos fazer a seguinte pergunta, felicidade para que?

Para vermos o mundo dos otimistas, para fluirmos com a vida no sentido mais pleno da alegria, comprometimento e prazer, mesmo que a vida nos pregue peças o tempo todo. Melhor será reagir à vida e a seus problemas de uma forma otimista e viver bem, do que choramingar por aí vivendo mal.

“Otimismo Aprendido” é você aprender que pode introduzir novos hábitos que vão dar à sua vida: significado, propósito e lhe trazer mais prazer!

É simples e óbvio. Quando começamos a praticar o otimismo aprendido e fazemos isso com freqüência e com desejo, estamos criando o nosso cérebro uma nova memória do bem, uma nova forma de pensar.

Essa repetição faz com que a memória se forme definitivamente, tornando-a de longa duração e “consolidada”. Em outras palavras: quando exercitamos o otimismo aprendido, uma parte importante do nosso cérebro chamado de lobo temporal entra em ação e começa a fazer uma série de conexões com outras partes do cérebro que vão armazenando as memórias e sentimentos. Toda vez que acessamos ou fazemos o mesmo exercício, estamos ativando o mesmo circuito. Essa repetição faz com que o acontecimento ou sentimento torne-se permanente, perpetuando o bem-estar.

Para sermos felizes, precisamos encontrar significado, prazer e propósito no que fazemos! Uma vida com sentido.

Segue uma maravilhosa possibilidade de ser mais feliz:

A primeira dica que trarei neste texto, será a construção de um Diário de Gratidão!

Experimente, é fácil!

Compre um caderninho, cardeneta, ou mesmo um lindo diário. Monte-o com sua cara.

Nele, todos os dias, você vai escrever suas graças recebidas.

Gratidão, graça, agradecimento, graças a Deus, de graça, uma benção!

Seja grato por tudo o que estiver à sua volta...

...um banho de chuveiro gostoso, depois de um dia suado!

...um travesseiro macio para dormir uma noite de sono merecida!

...um pão com manteiga e um café quentinho!

...um sorriso que recebeu de alguém!

...o trabalho que tem e que traz sustento a sua família!

...o céu azul e limpo em um dia de sol!

...a flores que estão no seu caminho, florindo o dia!

...os pássaros que cantam abrindo a manhã!

...o sorriso do seu bebê olhando para você, mesmo que muito cedo pela manhã!

...um jantar com amigos!

...um bom papo com um companheiro!

...um carinho recebido!

...um elogio!

...um momento de silêncio para pôr a vida em dia!

...limpar seu armário das roupas velhas e guardadas!

...sua corrida matinal!

...sua saúde em dia!

...sua família bem!

...ver uma borboleta voando, ou um ipê florido!

São tantas as possibilidades de agradecer no seu dia a dia!

Seja grato com a vida, veja o lado belo da natureza à sua volta!

Você vai perceber que voltar todo dia para o ato de agradecer o faz enxergar mais do que é belo e bom! Transforma um pessimista em uma pessoa otimista.


EXERCÍCIO:

Escreva pelo menos cinco coisas boas que lhe aconteceram no dia anterior. Podem ser desde as pequenas às grandes coisas. O que importa é que você veja que há coisas boas, sim!

Esse é seu primeiro desafio!

Se tiver dificuldades, anote no seu celular, ipad...não importa onde.

Pode até mesmo fazê-lo mentalmente.

Melhor é fazer por escrito, pois fica com um registro, e você se habitua a fazer com prazer, quase como uma reza.

Adoro fazer o meu...é como se fosse uma meditação...

Em uma pesquisa realizada por Robert Emmons e Michael anotando todos os dias pelo menos cinco coisas pelas quais eram gratos, tinham níveis mais elevados de bem-estar físico e emocional.

A chave de tudo isso é manter as emoções positivas frescas em sua memória!

Aguardem a próxima publicação em busca da FELICIDADE!

Um grande Abraço,

Roberto Ribeiro